Um dos efeitos da popularização dos RPGs foi a proliferação dos eventos de RPG. Jogadores das antigas devem se lembrar do Encontro Internacional de RPG, mas fora este evento que acontecia em São Paulo, RPG normalmente ganhava uma sala ou mesa nos eventos de Anime, quando muito.

Hoje, o cenário é bem diferente. Com a popularização do RPG e dos boardgames, eventos locais ocorrem pelo país inteiro, e muitos oferecem espaço para que mestres inscrevam suas aventuras e mestrem para participantes do evento. Isto da oportunidade de mestrar para grupos diferentes, ou testar novos sistemas que seu grupo regular talvez não tenha tanto interesse.

Uma mesa de evento possui algumas peculiaridades que o mestre precisa prestar atenção para evitar surpresas desagradáveis. Após mestrar em vários tipos de eventos, para iniciantes e veteranos, compilei a lista de dicas abaixo para ajudar àqueles que tem interesse em se inscrever como mestre em eventos de RPG.

Use personagens prontos

As pessoas participando do evento podem ser iniciantes ou veteranos, ou podem nunca ter jogado RPG antes. Utilizar personagens prontos evita o problema com indecisão na hora de criar personagens, assim como acelera o início da mesa. Em eventos é importante colocar a ação na mão dos jogadores o mais rápido possível, e criação de personagem pode consumir um tempo precioso da mesa.

Planeje a duração das cenas

Uma mesa de um evento, normalmente possui uma duração específica. Planejar a duração das cenas e ficar atento ao andamento da história com relação ao tempo é fundamental para garantir que a aventura irá terminar. É muito frustrante ficar sem tempo de concluir uma aventura, então controle o ritmo do jogo, corte pedaços se precisar, e faça o jogo seguir um ritmo que acompanhe o tempo disponível. Se precisar acelerar os jogadores, devido a indecisão, utilize encontros aleatórios, mas não deixe cenas paradas por muito tempo. Os jogadores precisam ter a sensação que a história está andando. Caso contrário, eles podem abandonar a mesa antes do término.

Planeje uma aventura com “entradas” e “saídas”

Uma mesa de evento deve permanecer aberta o suficiente para que um jogador possa sair sem atrapalhar a história, e outro possa entrar a qualquer momento. É claro que gostaríamos que os jogadores ficassem do começo ao final da aventura, mas nem sempre isso é possível. Recentemente mestrei uma aventura de Ordem Paranormal em um evento, e a aventura se passava em um hotel. A qualquer momento um jogador poderia sair, apenas ficando escondido em um dos quartos. E outro poderia entrar na mesa quando seu personagem fosse encontrado pelo grupo. Essas entradas e saídas evitam ter que “matar’ personagens após um jogador abandonar a mesa.

Garanta que todos tenham uma chance de brilhar

Ao construir os personagens prontos que serão levados, amarre-os a história e garanta que cada um tem alguma habilidade única que permitirá ao jogador ter um momento de protagonismo na história. A história em um RPG é uma construção coletiva, e garantir que os personagens sejam os protagonistas é trabalho do mestre.

Deixe um comentário